Sejam todos bem-vindos

Quem sou eu:

Minha foto
Delfinópolis, Minas Gerais, Brazil
Sou formada em Pedagogia/Educação Especial e...

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Deficiência Mental versus Deficiência Intelectual

Deficiência Mental versus Deficiência Intelectual

Hoje o termo usado para Deficiência Mental é Deficiência Intelectual.


Muitas pessoas confundem achando que Doença Mental é a mesma coisa que Deficiência Mental.


Para Doença Mental há duas classificações básicas: as neuroses - toda psicopatologia leve, onde a pessoa, mesmo que vagamente, têm a noção de seu problema (TOC, Sindrome do Pânico, Fobias, Depressão...) e as psicoses - fuga da realidade (esquizofrenia, transtorno bipolar...).


A Deficiência Intelectual (anteriormente chamada de Deficiência Mental), segundo conceito da Associação Americana de Deficiência mental, trata-se de um funcionamento intelectual inferior à média (QI), associado a limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades (comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalho), com início antes dos 18 anos.

Uma pessoa com deficiência intelectual precisa ser estimulada nas áreas em que tem dificuldade.

Os principais profissionais envolvidos são pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, sendo que medicamentos são utilizados quando a deficiência intelectual é associada a doenças como a epilepsia.


As doenças mentais são acompanhadas por psicólogos e terapeutas ocupacionais e é imprescindível o acompanhamento de um psiquiatra. Esse médico coordena o tratamento, além de definir a medicação utilizada para controlar os sintomas apresentados pela pessoa.


É possível que uma pessoa tenha uma doença mental associada a deficiência intelectual necessitando de equipe multidisciplinar para receber o tratamento adequado levando em conta as duas condições.

"Texto conseguido com a minha amiga no blog: Aprendendo com as Diferenças."

Nenhum comentário:

Postar um comentário